Quando se fala de tecnologia de mídia pela internet, encontra-se muitos termos como IPTV, OTT, VOD e Streaming o que pode deixar os mais leigos um pouco perdidos quanto ao significado dessas palavras e a diferença entre esses serviços. 

É inegável que o papel da televisão na sociedade passou por uma enorme transformação desde a chegada e popularização da internet em nosso dia a dia. Isso fez com que algumas previsões para um futuro próximo afirmassem que a internet tem potencial para acabar completamente com a TV.

Mas será que isso realmente vai acontecer, ou pior, já aconteceu?

Apesar de muito ter mudado; a televisão, de forma alguma, está “morta”! Ela inclusive, hoje, se beneficia de aspectos trazidos pela internet. Isso na prática significa novos formatos de broadcast e de interação com conteúdo. Ou seja, novas formas de a programação chegar ao telespectador, como os serviços de streaming, o VOD, a IPTV e a OTT (Over the Top), por exemplo.

O que é o VOD e Streaming?

Vod nada mais é do que Video on Demand, ou vídeo sob demanda. Ou seja, o modelo de conteúdo onde você escolhe o que quer assistir diretamente de um catálogo disponível e assiste a hora que desejar. É o modelo de plataformas populares como Netflix e Amazon Prime Video. O conteúdo pode ser exibido de duas formas, em uma delas é feito o download do vídeo, que fica disponível para os dispositivos sincronizados do usuário mesmo que ele não tenha conexão com a internet. Já no segundo método, o vídeo chega ao espectador através do streaming. Ou seja, um fluxo de dados contínuo que vai sendo carregado à medida que o usuário assiste o vídeo. Hoje o streaming é a forma mais comum de exibição de conteúdo na internet como é o caso do Youtube, Facebook, Instagram entre outros.

O termo streaming é frequentemente utilizado como um sinônimo de livestreaming (que também pode ser chamado apenas de live) que nada mais é do que um streaming em que o conteúdo está sendo exibido ao vivo. O formato se tornou especialmente popular no mercado gamer com a plataforma Twitch.

O que é IPTV e qual a sua diferença para OTT?

Diferente das TVs por assinatura via cabo ou satélite que transmitem sua programação em tempo real, a programação da IPTV e OTT é transmitida via internet e fica salva em um servidor, podendo ser acessada pelos usuários sob demanda.

Se funcionam de forma tão similar, qual a diferença de IPTV e OTT então?

A Principal diferença é que a OTT utiliza o mesmo canal de Internet geral utilizado para navegação enquanto a IPTV utiliza uma infraestrutura dedicada, privada que permite um serviço mais consistente, evitando problemas comuns de instabilidade enfrentados em um streaming via internet, como queda de velocidade que resulta em perda de qualidade do vídeo.

Vantagens da IPTV para os usuários

A IPTV oferece aos espectadores o broadcast de grandes canais de televisão por assinatura com a garantia de alta qualidade, por contar com uma infraestrutura dedicada. Essa qualidade, somada a todas as vantagens do VOD (vídeo on demand, ou em português, vídeo sob demanda), permite que o usuário tenha a possibilidade de salvar seus programas favoritos na nuvem, assistindo-os quando tiver vontade, não ficando limitado à programação tradicional das emissoras. A IPTV também permite a portabilidade, oferecendo acesso a seu plano de TV em qualquer lugar que houver internet do seu provedor, e pode ser acessada em diferentes dispositivos, como tablets e smartphones.

IPTV: A evolução da TV

A evolução tecnológica traz realmente mudanças em nosso cotidiano e a adaptação é um processo natural e necessário dentro dessa evolução.

Como é possível perceber, a internet não “matou” a televisão. Muito pelo contrário, ela expandiu as possibilidades de interação e melhorou o que uma TV pode nos oferecer hoje!

Um mercado a ser explorado

O mercado do VOD, do Streaming e da IPTV está cada vez mais popular, então é natural que esteja também mais rentável. Hoje em dia é comum que provedores de internet ofereçam também pacotes de TV.

Se você é um provedor de internet e quer agregar valor aos seus planos, podendo ofertar um mix mais completo de vantagens aos seus assinantes com TV, VOD aplicativos e mais a OléTV MediaSystem é a plataforma ideal para o seu negócio. Tudo é feito a partir da própria infraestrutura do seu provedor, sem precisar adquirir e manter outra estrutura de transmissão, tornando o processo mais barato para você e evitando que isso se traduza em assinaturas mais caras para seus clientes.

Torne-se mais competitivo e ofereça o melhor ao seu cliente, fale com a gente e seja um parceiro da OléTV!